Padrão de qualidade garantido
No Samaritano Paulista, adotamos os chamados protocolos assistenciais, conjuntos de condutas a serem seguidas por toda a equipe, diante de condições específicas, como infarto ou AVC, por exemplo. Entenda as finalidades:
- Padronizar a qualidade da assistência prestada, do momento em que o paciente entra no hospital até a alta hospitalar.
- Otimizar os processos, aumentando a agilidade no atendimento, sobretudo em casos de emergência e urgência.
- Prestar um serviço alinhado às melhores práticas mundiais, baseadas em evidências científicas.
- Garantir as decisões terapêuticas mais adequadas para cada situação, aumentando as chances de recuperação.
- A unidade é acreditada pela JCI - Joint Commission International, desde 2010 e certificada pelos programas de cuidados clínicos de insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio desde 2012 e pelo programa de cuidado clínico de AVC desde 2019.
- Centro de Excelência em Cardiologia premiado pelo American College of Cardiology e American Heart Association: o Chest Pain MI Registry Platinum Performance Achievement Award 2019.
- Comprovando a alta eficiência das unidades, a UTI Adulto do Samaritano Paulista foi certificada como Top Performer graças a seus resultados clínicos com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes.
Protocolo de dor torácica
Existe uma variedade de condições que se manifestam como dor torácica. Por isso, é fundamental identificar os casos que representam ameaça à vida, a exemplo do infarto. O protocolo dá direcionamento para a equipe reconhecer ou afastar esse diagnóstico e tomar decisões relativas à necessidade de internação do paciente, transferência para uma UTI e início de tratamento, seja farmacológico ou cirúrgico.
A diretriz não só especifica os procedimentos a serem adotados em cada situação, a exemplo de exames e terapias, como estabelece prazos para que cada um deles seja realizado, garantindo que as intervenções sejam rápidas e bem-sucedidas.
Protocolo AVC
A recuperação e a prevenção de sequelas de um acidente vascular cerebral dependem de agilidade e terapias assertivas. Por isso, o Hospital Samaritano Paulista conta com o Primary Stroke Center - protocolo de atendimento aplicado nesses casos. Com a rápida identificação do problema, procedimentos como exames, tratamento personalizado e intervenções seguem as diretrizes desse protocolo, que foi certificado pela Joint Commission International. Essa importante acreditação atesta que os pacientes da unidade podem contar com uma assistência ágil e segura, que é imprescindível em situações emergenciais.
Certificação JCI
O Hospital Samaritano Paulista é acreditado pela Joint Commission International (JCI) como hospital geral desde 2010, pelos programas de cuidados clínicos de insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio desde 2012 e, por fim, pelo programa de cuidado clínico de AVC desde 2019.
A JCI é uma instituição independente de acreditação hospitalar que avalia instituições de saúde do mundo todo para determinar se atendem aos requisitos necessários para melhorar a qualidade do atendimento, a segurança e a atividade profissional. Receber um selo JCI significa que a instituição é capaz de oferecer assistência, segurança, controle de infecções, canais de informação e atendimento com padrões de excelência reconhecidos internacionalmente.
Em 2022, pela quinta vez consecutiva, o Hospital Samaritano Paulista conquistou o selo da Joint Commission International (JCI) pela excelência dos processos, além da qualidade e segurança no atendimento ao paciente. “Muito importante para o Hospital Samaritano Paulista o reconhecimento dessa acreditadora que possui um alto nível de confiabilidade no cenário de saúde mundial”, comemora Leonardo Morelli, diretor executivo da unidade.
Prêmio máximo à Cardiologia do Samaritano
O compromisso do Samaritano Paulista com a excelência de seu atendimento acaba de render mais um importante prêmio ao hospital. O Centro de Excelência em Cardiologia recebeu a premiação máxima dada pelos American College of Cardiology e American Heart Association: o Chest Pain MI Registry Platinum Performance Achievement Award 2019.
O reconhecimento, concedido às mais importantes entidades de atendimento cardiológico do mundo, reconhece a eficiência no tratamento de pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio (IAM). Isso comprova a qualidade da assistência ao nosso paciente, desde a admissão no pronto-socorro até a conscientização sobre o uso dos medicamentos necessários no pós-alta.
Excelência em Cardio-Oncologia
Foco na excelência e melhoria constante renderam ao Samaritano Paulista, juntamente com o Samaritano Higienópolis, mais um reconhecimento internacional. O Hospital é o 1º da América do Sul a receber o selo ouro de Excelência em Cardio-Oncologia pelo desempenho na atuação da especialidade em São Paulo.
O selo é oferecido pela Internacional Cardio-Oncology Society a instituições que se comprometeram a crescer e se desenvolver por meio de contribuições ao ensino e à pesquisa médica e um nível elevado de atendimento.