Conheça o serviço:
Centro de Parkinson e Distúrbios do Movimento do Hospital Samaritano Paulista conta com neurologistas especializados no diagnóstico e tratamento de diversas patologias como Doença de Parkinson, Distonia, Tremor Essencial e outros tremores, Ataxia, Coreia, Mioclonia e Tiques - tudo para oferecer aos pacientes mais qualidade de vida, aliviando seus sintomas.
Com alta tecnologia e profissionais renomados, promovemos a avaliação e o planejamento adequado de diferentes terapias - sempre buscando controlar a doença em questão e diminuir os efeitos colaterais do tratamento.
Entenda a Doença de Parkinson:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a Doença de Parkinson é a segunda condição neurodegenerativa mais comum na população mundial, afetando cerca de 2% das pessoas acima dos 60 anos. Ela é causada pela degeneração e morte celular dos neurônios produtores do neurotransmissor dopamina no cérebro, comprometendo a transmissão da informação desse órgão para os membros superiores e inferiores, o que resulta na dificuldade em realizar determinados movimentos.
Geralmente, ela apresenta três sintomas principais: tremor de repouso, lentidão dos movimentos e rigidez muscular. Entretanto, esses sinais de alerta podem ou não estar associados também à redução do volume da voz e do olfato, bem como quedas constantes e dificuldade para caminhar e escrever, ocasionando prejuízos nas habilidades profissionais e nas funções psíquicas e cognitivas do paciente.
Os sintomas motores e não-motores são diagnosticados e tratados de acordo com as recomendações de diretrizes internacionalmente bem estabelecidas, sendo que o tratamento pode ser realizado com medicamentos, cirurgias e/ou aplicação de toxina botulínica. Nosso Centro de Parkinson e Distúrbios do Movimento oferece todas as terapias para cada caso.
Nossa equipe Multidiciplinar de especialistas:
Reabilitação Cardíaca
CRM 125197
- Graduação: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
- Especialista em Cardiologia e Reabilitação Cardíaca
Neurologia
CRM 166036
- Graduação: Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).
- Especialização em Neurologista pela Universidade de São Paulo (HCFMUSP-RP).
- Especialista em Distúrbios do Movimento pela Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
Proctologia
CRM 181211
- Graduação: Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) com internato na Santa Casa de Goiás
- Especialista em Cirurgia Geral no Hospital Campo Limpo, Coloproctologia no Hospital Albert Einstein
- Título de membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia
Cirurgia Vascular
CRM 100732
- Graduação: Universidade de São Paulo - USP
- Especialidade: Cirurgião Vascular e Endovascular
- Membro Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Cardiologia
CRM 51092
- Graduação: Universidade Federal de Uberlândia
- Especialização: Cardiologia - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
- Titulação: Doutorado em Ciências - USP
Neurologia
CRM 153569
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência médica em Neurologia e especialização em Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Doutoranda em Ciências - Neurologia pela Universidade de São Paulo (USP)
Cardio - Oncologia
CRM 112018
- Graduação: Universidade de São Paulo - USP
- Especialidade em Cardiologia, Cardio Oncologia
- Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Título de especialista em Terapia Intensiva pela AMIB
Cirurgia Vascular
CRM 83454
- Graduação: Universidade Federal de São Paulo
- Título de Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular - Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular SBACV/ CBR
- Título de Especialista em Angiorradiologia, Cirurgia Endovascular- Sociedade Brasileira de Angiologia, Cirurgia Vascular SBACV/ CBR
- Título de Professor Afiliado da Disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular do Departamento de Cirurgia – UNIFESP -EPM
- Médico Efetivo Técnico Administrativo em Educação da Disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular- Departamento de Cirurgia UNIFESP – EPM
Cardiologia
CRM 139936
Pneumologia
CRM 181705
- Graduação: Faculdade Estácio de Sá RJ
- Especialidade em Clínica Médica pelo Hospital Centro Médico de Campinas
- Pneumologia pela Santa Casa - SP
Como funciona a Estimulação Cerebral Profunda
A estimulação cerebral profunda - em inglês, “deep brain stimulation” (DBS) - tem sido estabelecida como um tratamento neurológico cirúrgico mais seguro e eficaz para um grupo selecionado de pacientes com doença de Parkinson, distonias, alguns tipos de tremor (como o tremor essencial), tiques e síndrome de Gilles de la Tourette.
Ela costuma ser indicada quando os sintomas persistem mesmo com o uso de medicações em doses adequadas, comprometendo a qualidade de vida do paciente. A técnica consiste na inserção de dois pequenos eletrodos na região cerebral afetada, de forma que a conexão de um determinado grupo de neurônios possa ser restabelecida e os sintomas sejam aliviados. Os pulsos elétricos são fornecidos através de um aparelho semelhante a um marca-passo cardíaco, que fornece a estimulação a regiões precisamente localizadas no cérebro.
Faça seu agendamento
Agendamento